terça-feira, 22 de janeiro de 2013

As profissões da logística....

DIRETOR DA LOGÍSTICA


As descrições de cargos são docu-mentos formais e impessoais que especificam  a  abrangência  e  o escopo das atividades e respon-sabilidades  de  um  profissional designado  para  a  função,  assim  como o perfil requerido para o exercício desse cargo nas empresas.

O  perfil  profissional  integra  a  des-crição do cargo, relacionando as com-petências, habilidades e atitudes neces-sárias para a efetividade do dia a dia no trabalho. As  competências  envolvem os conhecimentos teóricos (instrução escolar  e  formação  técnica  e  acadê-mica,  bem  como  cursos  extra-cur-riculares),  enquanto  as  habilidades estão relacionadas com a experiência prática  desenvolvida  pelo  exercício da função e, complementando, temos as  atitudes,  que  se  referem  à  postu-ra  interpessoal  e  ao  comportamento positivo,  como  o  grau  de  resiliência frente ao estresse.

Usualmente, a descrição do cargo deve ser  elaborada  pelo  departamento  de  re-cursos humanos da própria empresa, que consulta e valida as informações consoli-dadas junto aos gestores diretamente res-ponsáveis pela governança daquele cargo, bem como ao colaborador preposto.seu propósito é esclarecer os deveres e  obrigações,  autoridade  e  autonomia no  relacionamento  entre  gestor  e  seu subordinado,  considerando  a  estrutura da  empresa.  Dessa  forma,  possibilita ainda desenvolver um plano de carrei-ra  e  de  treinamento,  e  ainda  avaliar  e classificar funções, administrar salários e desempenho, orientando processos de recrutamento e seleção.
DepartamentoSupply chain e/ou logística
SubordinaçãoResponde ao principal executivo (CEO) da empresa ou diretamente ao conselho diretivo
PropósitoResponsável pela visão, estratégia, liderança e desempenho de todo o sistema de abastecimento (oferta) e distribuição (atendimento
da demanda). Auxilia o comitê executivo nas decisões de planejamento, orçamento, controle econômico/financeiro e recursos
humanos para alcançar os objetivos empresariais estabelecidos. Administra os gerentes e participa dos planos de marketing e S&OP,
visando ao lucro e à prosperidade do negócio
Funções e AtividadesOperações: avaliar todos os processos de inbound, intralogística e outbound, desenvolvendo planos, projetos e metas de curto e longo
prazo. Supervisionar todos os serviços de suprimentos e distribuição para assegurar que as necessidades explícitas e implícitas
da empresa e de seus clientes sejam atendidas. Promover inovações e focalizar recursos e esforços na melhoria contínua, tomando
decisões sobre investimentos, instalações, ampliações, substituições e interrupções de operações e serviços
Relacionamentos: estabelecer e manter relacionamentos profissionais e cordiais com clientes, fornecedores, parceiros comerciais,
público, órgãos governamentais, imprensa e demais interessados. Resolver conflitos entre funcionários, departamentos e outras
entidades conforme requerido
Comunicação: participar ativamente em reuniões executivas para compartilhar ideias, avaliar opções e estabelecer políticas. Exercer
liderança efetiva, representando o departamento em eventos públicos e privados
PerfilFormação: usualmente engenharia, administração, economia ou comércio exterior, com pós-graduação na área. Deve se manter
atualizado através de eventos, leitura, grupos de interesse específico e educação continuada em assuntos de logística, administração
e tecnologia da informação
Experiência aplicada: cinco ou mais anos em posições similares. É preciso compreender o negócio da empresa de forma sistêmica,
demonstrando domínio de liderança, tomada de decisão e negociação. Habilidade de planejamento e orçamento, plano de negócio
e análise de investimentos são requeridos. Habilidade de se comunicar efetivamente (linguagem e falada) com a organização, com
parceiros, clientes e público
Requisitos Especiaisa) Experiência executiva em organizações globais
b) Disponibilidade para viagens frequentes
c) Domínio de segunda ou terceira língua

Entre  as  principais  dicas  para  a adaptação na sua empresa, recomenda-mos  descrever  as  atividades  por  meio de  verbos  de  ação  no  infinitivo,  com cuidado  em  relação  ao  assédio  moral, de  forma  a  não  utilizar  quaisquer  ter-mos que possam sugerir discriminação de raça, religião, idade, gênero, origem ou incapacidade física ou mental.


A descrição de cargo deve ser sufi-cientemente detalhada para não parecer vaga  ou  superficial,  e  deve  ser  escrita em linguagem simples e clara para que o  funcionário  compreenda,  porque  ele é, afinal, o principal interessado. em re-sumo, o uso de termos técnicos deve vir acompanhado de respectivos esclareci-mentos, para não haver dúvidas. 

O conteúdo da ficha de descrição de cargo geralmente inclui: 
a.  título: designação(ões) do cargo na empresa;
b.  subordinação:  nível  ou  posição  no organograma, tais como executivo, Diretor,  Gerente,  supervisor,  Líder ou Operacional;
c.  propósito: missão, objetivo ou fina-lidade do cargo;
d.  funções: relação das principais ati-vidades e responsabilidades (essen-ciais e secundárias), ordenada pelos requisitos em ordem decrescente de importância;
e.  perfil:  relação  das  competências, habilidades e atitudes requeridas; 
f.  qualificações  especiais:  demandas físicas  da  função,  tais  como  le-vantamento  de  peso,  acuidade  vi-sual  ou  manual,  resiliência,  etc... (exemplos:  raciocínio lógico,  so-lução de problemas, administração do tempo, direção de empilhadeira, aspectos tributários);
g.  local:  divisão,  departamento,  se-tor  e  localização  física  (planta/cidade/estado);
h.  ambiente  de  trabalho:  quando  re-querido,  indicar  as  temperaturas máximas ou mínimas, existência de nível de ruído excessivo, poeira, vi-brações, agentes químicos ou riscos específicos;
i.  dados  administrativos:  pessoa  in-cumbida  do  cargo,  nome  de  quem elaborou, data de revisão, etc.
Por: Daniel Gasnier

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