Os caminhões que utilizam o Porto Seco de Foz de Iguaçu agora passam
menos tempo na espera para carregar e descarregar suas mercadorias. Uma
série de melhorias implantadas no local permitiu uma redução de 30% a
50% no tempo de permanência dos caminhões para as operações de
exportação e importação diurna e noturna.
Somente na liberação de cargas de exportação, o tempo médio de
atendimento caiu de 27 para 13 horas, se comparado a abril de 2012. Nas
operações de importação diurna, a redução foi de 35%, passando de 57
horas no ano passado para 37 horas em abril de 2013. O resultado mais
expressivo foi registrado nas operações de importação feitas à noite.
Houve uma redução de 50% de no tempo de permanência dos caminhões: de 18
horas em abril de 2012, para nove horas esse ano.
Para alcançar esses resultados, Elog, Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento (MAPA), Receita Federal, entidades de classe e
demais órgãos relacionados às atividades do Porto Seco contaram com a
colaboração dos próprios usuários, que ajudaram com informações de
rotina, para entrar em um acordo que possibilitasse priorizar algumas
atividades e otimizar as operações no local.
Na operação de importação noturna, por exemplo, agora as cargas de
grãos têm prioridade no cruzamento da fronteira (Ponte Internacional da
Amizade), porque são cargas mais fáceis de serem analisadas, já que não
são fracionadas. Após o despacho desses grãos, as demais cargas, que
implicam em maior tempo de análise, entram em processo. “Com esse novo
posicionamento de prioridade de carga, ganhou-se agilidade em todos os
procedimentos”, explica o gerente do Porto Seco de Foz do Iguaçu, Jorge
Luiz da Silva.
A distribuição de senhas de atendimento aos caminhoneiros também
favoreceu as atividades de exportação. O modelo, adotado pela Elog em
Uruguaiana, foi trazido para Foz do Iguaçu. Antes, mesmo sem toda a
documentação necessária para o despacho, o responsável pela carga
recebia uma senha e o caminhão era liberado para esperar no pátio.
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