quinta-feira, 18 de julho de 2013

QR Code COMO UTILIZÁ-LO?

Saiba quando é vantagem aplicá-lo
O QR Code está em diversos lugares e nas embalagens de produtos também. Vitrines de lojas os exibem em meio a suas ofertas.
Mas afinal o que é QR Code?




O QR Code (Quick Response Code ou código de resposta rápida) foi criado por uma empresa japonesa em 1994 para identificar peças automobilísticas. Desde então, tem sido adotado com sucesso para os mais diversos usos no Japão, e vem ganhando popularidade em outros países como o Brasil.

Ele é um exemplo do chamado mobile tag, que são códigos bidimensionais (2D) que permitem, por exemplo, encriptar URLs, contatos, entre outros dados, sendo possível ser escaneado e decodificado por dispositivos móveis com câmera, como os smartphones. O QR Code é um dos padrões de mobile tag mais difundidos atualmente, mas existem outros tipos, como o BeeTagg, DataMatrix, Aztec, entre outros.

A grande diferença de um mobile tag para um código de barras tradicional é que este consegue encriptar  penas dados numéricos com até 20 dígitos, enquanto que um QR Code, por exemplo, permite encriptar também dados alfanuméricos e com uma capacidade de armazenamento muito maior (7.089 numéricos e 4.296 caracteres alfanuméricos), além de nãorequerer um aparelho específico de leitura ou criação dos ódigos, bastando um celular com câmera e um leitor do código instalado.






Além disso, o uso de QR Codes é livre de qualquer licença, os direitos pertencem à empresa japonesa que criou o código, porém, optou por não utilizá-los.

No Brasil, a primeira utilização do QR Code na propaganda foi de autoria da Fast Shop, em 2007, quand  instigou o público a “desvendar o código” para ter acesso a ofertas. Pesquisa recente da Nellymoser aponta que o uso do QR Code cresceu mais de 476% nas revistas americanas.

Recentemente a Shefa lançou uma embalagem com QR Code com objetivo de aumentar o relacionamento do cliente com a marca. Ao escanear o código, com um Smartphone ou Tablet, o consumidor acessa o canal da Shefa no YouTube e assiste a comerciais do produto. Além disso, pode acessar a página no Facebook e o perfil no Twitter.

“Com esta iniciativa, a Shefa se posiciona como uma empresa moderna e que busca uma comunicação rápida e próxima com o consumidor”, explica Luciana Galvão, gerente de marketing para América do Sul da SIG Combibloc, produtora das embalagens da Shefa.

Para viabilizar a plataforma deste projeto, a Shefa escolheu a Scanbuy, como a provedora da solução. “A plataforma ScanLife da Scanbuy permite à Shefa adicionar novas experiências e conteúdos ao longo do tempo, sem alteração dos códigos nas embalagens, e fornece métricas avançadas sobre a atividade, incluindo o perfil e localização dos consumidores”, finaliza Bernardo Abecasis, diretor
geral da Scanbuy no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário