quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Soichiro Honda – Exemplo de sucesso e superação

Soichiro Honda – Exemplo de sucesso e superação!
Quantas vezes você se sentiu fracassado? Quantas vezes você sentiu vontade de jogar tudo pro alto, de desistir de tudo? Com certeza, Soichiro Honda, desconhecia a palavra fracasso, e a persistência foi à chave do seu sucesso.
Apesar de todas as adversidades que encontrou em seu caminho, ele se tornou dono de um grande império, uma das maiores fábricas de autos, a Honda. Soichiro Honda é com certeza, grande exemplo de superação. Aliás, muitas das grandes empresas japonesas, nasceram em galpões em um fundo de quintal.
Muitas empresas como a Honda, viram suas empresas serem destruídas por causa da guerra, incêndios e desastres naturais de todo tipo. Mas mesmo assim, passaram por cima das dificuldades e foram vitoriosos, construindo uma trajetória de sucesso.
Ao conhecer sua história, com certeza, você aprenderá uma grande lição de vida. E se conseguir implantar a persistência e o não comodismo de Soichiro Honda em sua vida, com certeza, desde já mostrará que é um grande vencedor.
Esse texto eu recebi por e-mail e conta um pouquinho da História de Soichiro Honda, de uma forma bem reduzida. O autor é desconhecido, mas se alguém souber quem é o autor original, nos conte para que sejam dados os devidos créditos.
Em 17 de novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda. Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno, mas nem por isso não era inteligente, pois apesar de não se interessar pelas teorias dos livros, ele preferia a prática das coisas!
Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”! Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina.
Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as joias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.
Sr.Honda desiste? Não! Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de “visionário“.
Sr.Honda fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.
Sr.Honda se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa.
Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.
Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas“. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria.
Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando e sempre colocar a culpa no destino, pare já com isso! O que sabemos é uma gota d’água. O que ignoramos é um oceano. Siga o exemplo de Soichiro Honda!




SITE: Japão em foco.
Enviado pelo Consultor:

 Daniel Ponciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário