Sobre a pesquisa
A pesquisa da CNT avalia aspectos do pavimento, sinalização e
geometria da via de 100% da malha federal pavimentada e das principais
rodovias estaduais pavimentadas. Também estão incluídas na pesquisa as
rodovias concessionadas.
Neste ano, foram pesquisados 95.707 km durante 37 dias, entre 25 de
junho e 31 de julho. Os pesquisadores avaliaram aspectos do pavimento,
da sinalização e da geometria da via, o que permite a classificação
qualitativa dos trechos. Os resultados são apresentados por tipo de
gestão (pública ou concedida), por tipo de rodovia (federais ou
estaduais), por região e por unidade da Federação.
Desse total de 95.707 km, 60.053 (62,7%) apresentam algum tipo de
deficiência. Em relação ao pavimento e à sinalização, 43.981 km (45,9%) e
63.410 km (66,2%), respectivamente, apresentam problemas.
Na comparação com os resultados do ano passado, aumentou o
percentual geral de rodovias com algum tipo de deficiência. Em 2011, o
índice foi de 57,4%. Também foi constatado um aumento nos problemas de
sinalização, presentes em 66,2% dos trechos avaliados em 2012, enquanto
em 2011 o índice foi de 56,9%.
Na avaliação do presidente da CNT, senador Clésio Andrade, essa é
uma questão que precisa ser solucionada com urgência. “A boa sinalização
é fundamental para garantir a maior segurança dos motoristas e
passageiros que trafegam pelas rodovias do Brasil. É muito importante
investir fortemente para melhorar a sinalização e também para solucionar
outros problemas constatados no pavimento e na geometria viária”,
afirma.
Os pesquisadores constataram a ocorrência de 221 pontos críticos,
como erosão na pista, queda de barreira, ponte caída ou buraco grande.
Em 2011, foram identificados 219. A pesquisa mostrou que houve um
aumento de 36% nas erosões da pista, em relação aos dados de 2011.
A ocorrência de faixas centrais desgastadas ou inexistentes
aumentou 28,1%, enquanto o aumento das faixas laterais desgastadas ou
inexistentes foi de 27,7%. As placas encobertas pelo mato também tiveram
aumento de 2,4%.
É feito um ranking de 109 ligações rodoviárias. São trechos
representados por uma ou mais rodovias, de grande importância para o
transporte de cargas e de passageiros. As dez primeiras colocadas têm
extensão concessionada e estão localizadas no Estado de São Paulo, sendo
2.072 km de rodovias estaduais e 28 km de rodovias federais.
As informações da Pesquisa CNT de Rodovias auxiliam no planejamento
de transportadores, na formulação de planos de manutenção de rodovias e
na elaboração de políticas públicas para o setor de transporte.
A CNT estima que a necessidade de investimento para a modernização
da infraestrutura rodoviária no Brasil seja de cerca de R$ 170 bilhões, a
serem aplicados na construção de novas rodovias e em obras de
duplicação, pavimentação, recuperação, entre outras intervenções.]
FONTE:http://pesquisarodovias.cnt.org.br/Paginas/Sobre-a-pesquisa.aspx
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