O setor de transporte brasileiro tem sofrido ao longo dos anos problemas crônicos que encarecem o Custo Brasil, como o estado de conservação de parte das rodovias nacionais, necessidade de investimentos pesados em infraestrutura e logística de transporte, permanência de gargalos portuários, entre outros fatores.
Diariamente, empresas transportadoras, caminhoneiros autônomos e demais usuários têm de superar diversos obstáculos para conseguir trafegar nas rodovias nacionais, o que prejudica o transporte das riquezas produzidas pelo país e dificulta a locomoção segura dos brasileiros.
Alguns aeroportos estão sobrecarregados em termos de fluxo de passageiros, pousos e decolagens de aviões, necessitando de aplicação de recursos em infraestrutura para melhor atender os usuários.
No setor aquaviário, também são necessários mais recursos para a efetivação e a ampliação das vias de navegação interior e a expansão do transporte marítimo e de cabotagem. Já no transporte ferroviário, têm tido continuidade os fortes investimentos da iniciativa privada.
Vários portos brasileiros têm trabalhado no limite de operação e precisam de investimentos imediatos, como ampliação de cais, melhorias de gestão e dragagem para aumento de profundidade para fazer frente ao crescimento das exportações nacionais.
Nesses anos todos, a falta de infraestrutura contribuiu muito com o Custo Brasil. Com isso, o comprometimento da logística brasileira reduziu a competitividade dos produtos no mercado global. Com a falta de investimento, a infraestrutura de transporte disponível hoje no Brasil não atende às necessidades de crescimento econômico e está prejudicando a consolidação do nosso desenvolvimento.
O programa de investimentos em logística, anunciado recentemente pela presidente Dilma Rousseff, prevê R$ 133 bilhões a serem investidos em rodovias e ferrovias. Isso é o começo para se melhorar a infraestrutura de transporte do país. Entretanto, o Brasil ainda precisará de mais. O Plano CNT de Transporte e Logística estima a necessidade de mais de R$ 400 bilhões em todos os modais.
O investimento na recuperação e na construção de melhores vias para o transporte causa imediata redução dos custos de logística, favorecendo o crescimento econômico diferenciado e sustentado.
A CNT desenvolve várias iniciativas para contribuir com o desenvolvimento do transporte brasileiro, realizando periodicamente outras importantes pesquisas – sobre as condições das rodovias, sobre as ferrovias e também sobre o modal aquaviário.
A confederação tem cumprido um papel de grande importância como representante do setor de transporte brasileiro ao incluí-lo nos debates dos grandes temas nacionais, colaborando com o planejamento estratégico na área de transporte
Clésio Andrade
Senador Clésio Andrade, presidente da CNT e do Sest Senat
Fonte:www.cnt.org.br
Fonte:www.cnt.org.br
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