terça-feira, 23 de abril de 2013

Scania otimiza operação de milk-run através de projeto realizado em conjunto com a Cargolift

A Scania acaba de desenvolver, em parceria com seu provedor logístico, a Cargolift, um projeto para otimizar seu milk-run (sistema de coletas programadas de peças e materiais realizadas em um ou mais fornecedores).
Este projeto foi estruturado levando em consideração o desafio que é atuar no setor automotivo, onde há grande quantidade de fornecedores envolvidos, elevado nível de exigências quanto ao prazo de entrega e diversidade de peças.

Após pré-estudo e uma série de análises, a Scania e a Cargolift identificaram a possibilidade de utilizar um bitrem de 30 metros, em vez de dois caminhões, para realizar a coleta de materiais dos fornecedores que fazem parte da rota sul do sistema milk-run da fabricante. “A operação usa diversos tipos de equipamentos. Infelizmente ainda há fornecedores que estão localizados em regiões de difícil acesso para veículos de grande porte. Nós da Scania, em conjunto com nosso Operador Logístico, a Cargolift, preferencialmente estabelecemos rotas que viabilizam o uso de veículos de grande porte. Por isso, quando surgiu a oportunidade de introduzirmos bitrens na operação, buscamos implementá-los imediatamente, onde possível”, explica Hélio G. Lopes, gerente executivo de logística da Scania Latin America.

De acordo com ele, o inicio da utilização dos bitrens é bastante recente, mas “seguramente será contínua”. Por isso, a Scania segue avaliando rotas e fornecedores, com o intuito de viabilizar o uso dos bitrens para alcançar objetivos como a redução de emissão de poluentes e o melhor aproveitamento da capacidade dos veículos que a empresa produz, entre outros. “Em resumo, o objetivo do projeto é aplicar aquilo que tratamos de vender aos nossos clientes: solução em transportes”, continua.

O objetivo do novo processo também é melhorar a estrutura do sistema e fazer uso racional dos veículos disponíveis para a operação. A Scania realiza análise do volume de materiais que cada empresa fornece e, então, identifica em qual região se justifica o uso de bitrens. Dessa forma, é possível utilizar o caminhão mais adequado para cada operação em todo o País.

De acordo com a companhia, o uso de bitrens em operação logística pode contribuir tanto para um transporte mais sustentável, com a redução da emissão de poluentes e o consumo de combustível, quanto para redução de custos e melhor aproveitamento da frota, com gasto menor de pneus e de outros componentes do veículo, e diminuição no custo do frete.

De acordo com Markenson Marques, diretor-presidente da Cargolift, com o uso de bitrens no sistema milk-run também é possível obter alto índice de produtividade, pois os fornecedores devem estar preparados para receber o veículo. “Há disciplina maior de todos os envolvidos na corrente logística de rotas operadas por bitrens, porque, além de ter de respeitar o planejamento da coleta do milk-run, há restrições quanto aos horários em que os bitrens podem transitar e aos locais de manobrabilidade”, afirma. E continua: “a Cargolift foi pioneira no Brasil operando, em 2002, com rodotrem de 30 metros. Desde então, teve a visão que este tipo de equipamento seria muito utilizado no futuro por racionalizar a mão de obra dos motoristas, reduzir o risco de acidentes, agredir menos o meio ambiente e sua adequação ao planejamento de fluxo logístico nos grandes centros, que deve evitar, no futuro, o tráfego de caminhões de grande porte nas cidades. Os pontos considerados para propor este equipamento no milk-run da Scania foram: adequação à Lei 12.619, com relação ao tempo de direção dos motoristas, custo e  disciplina na operação, alinhada ao planejamento e responsabilidade com o meio ambiental”.

Marques ainda explica que a nova lei que exige que o motorista tenha tempo de descanso maior entre viagens favoreceu a decisão pelo uso de bitrens no sistema milk-run da Scania. O bitrem de 30 metros, segundo ele, só pode trafegar durante o dia, o que coincide, de acordo com a nova lei, com a jornada de trabalho dos motoristas, garantindo estreitamento do lead time.

A operação de coleta do milk-run com bitrens está sendo realizada somente na região Sul do Brasil, mas pode ser expandida para outras rotas, caso seja identificada a necessidade. A Cargolift está adquirindo seis bitrens de 30 metros da Scania para operar exclusivamente no sistema milk-run da fabricante.

“A utilização de bitrens no nosso sistema de milk-run provou que nossas análises e simulações estavam corretas. Vários são os ganhos quando falamos em redução de emissões, de consumo de combustível. E, claro, temos um sistema controlado e eficiente. Outro exemplo que temos é a redução do tráfego interno dentro da companhia”, finaliza Lopes, da Scania.

Fonte: Portal Logweb

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