Sistema que automatiza conferência de carga deve estar concluído em 60 dias
Redesenhar todo o sistema de conferência, garantindo maior
confiabilidade e rapidez. Com este objetivo, a Transportadora Americana
(TA) iniciou um projeto de padrões rigorosos nessa área há dois anos. O
ponto de partida foi reescrever todo o fluxo que a carga percorre –
coleta, transferência e distribuição. A primeira etapa, concluída ainda
em 2012, promoveu a automação em todo o processo de distribuição, que
passou a contar com conferência eletrônica nas oito principais filiais
da empresa, instaladas na região Sul e Sudeste do país, responsáveis por
mais de 90% das entregas da empresa.
Cumprida essa parte do projeto, foi a vez da TA implantar a melhoria
na fase de coleta. “Seis filiais, desse universo de oito, já estão com o
sistema totalmente implantado e operando com sucesso. Em até 60 dias,
chegaremos nas filiais de São Paulo e Rio de Janeiro, fechando o
circuito”, explica Dalton Vecchini, gerente de Tecnologia da empresa.
Totalmente desenvolvido pelas equipes de TI e Automação da
Transportadora Americana, o projeto exigiu cerca de R$ 2 milhões em
recursos tecnológicos, pesquisas e treinamento dos profissionais
envolvidos com as etapas de conferência de carga. O novo sistema opera
com banco de dados Oracle, em plataforma Microsoft e com coletores
Intermec.
“Outra inovação foi a troca das etiquetas com código de barras
unidimensional para bidimensional, com leitura óptica. Com esse formato,
de leitura em 2D, ganhamos em espaço físico para agrupamento das
informações, qualidade da impressão e redução bem significativa nas
despesas com reimpressão. Isso porque neste formato, as etiquetas têm
sua integridade melhor preservadas durante todo o trajeto que a carga
percorre”, explica Dalton.
O resultado final de todo o projeto é ter uma empresa mais produtiva,
com sistema de conferência de carga mais preciso, de alta
confiabilidade e agilidade no atendimento.
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