segunda-feira, 20 de maio de 2013

Transportadora Americana próxima de concluir projeto de automação

Sistema que automatiza conferência de carga deve estar concluído em 60 dias


Redesenhar todo o sistema de conferência, garantindo maior confiabilidade e rapidez. Com este objetivo, a Transportadora Americana (TA) iniciou um projeto de padrões rigorosos nessa área há dois anos. O ponto de partida foi reescrever todo o fluxo que a carga percorre – coleta, transferência e distribuição. A primeira etapa, concluída ainda em 2012, promoveu a automação em todo o processo de distribuição, que passou a contar com conferência eletrônica nas oito principais filiais da empresa, instaladas na região Sul e Sudeste do país, responsáveis por mais de 90% das entregas da empresa.

Cumprida essa parte do projeto, foi a vez da TA implantar a melhoria na fase de coleta. “Seis filiais, desse universo de oito, já estão com o sistema totalmente implantado e operando com sucesso. Em até 60 dias, chegaremos nas filiais de São Paulo e Rio de Janeiro, fechando o circuito”, explica Dalton Vecchini, gerente de Tecnologia da empresa. Totalmente desenvolvido pelas equipes de TI e Automação da Transportadora Americana, o projeto exigiu cerca de R$ 2 milhões em recursos tecnológicos, pesquisas e treinamento dos profissionais envolvidos com as etapas de conferência de carga. O novo sistema opera com banco de dados Oracle, em plataforma Microsoft e com coletores Intermec.

“Outra inovação foi a troca das etiquetas com código de barras unidimensional para bidimensional, com leitura óptica. Com esse formato, de leitura em 2D,  ganhamos em espaço físico para agrupamento das informações, qualidade da impressão e redução bem significativa nas despesas com reimpressão. Isso porque neste formato, as etiquetas têm sua integridade melhor preservadas durante todo o trajeto que a carga percorre”, explica Dalton.

O resultado final de todo o projeto é ter uma empresa mais produtiva, com sistema de conferência de carga mais preciso, de alta confiabilidade e agilidade no atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário