Tecon Rio Grande e Tecon Salvador viram movimentação aumentar em mais de 20%
Os esforços para o desenvolvimento da cabotagem nos terminais de
contêineres operados pelo Grupo Wilson Sons se refletiram nos resultados
operacionais dos cinco primeiros meses deste ano. De janeiro a maio de
2013, o volume de movimentação de contêineres cheios por cabotagem
cresceu 22,9% no Tecon Rio Grande e 20,3% no Tecon Salvador, se
comparado com o mesmo período de 2012.
Em ambos os Tecons, o arroz foi a principal carga movimentada pelo
modal. No terminal de Rio Grande, o grão correspondeu por 78,8% de toda
operação: foram 11.223 TEUs embarcados até o mês de maio, contra 8.769
TEUs no mesmo acumulado de 2012.
Em Salvador, que inaugurou recentemente um cais dedicado aos navios
de cabotagem, a movimentação de arroz atingiu 3.000 TEUs entre janeiro e
maio. A carga representa 26% de toda a operação de cabotagem de
descarga do terminal, grande parte destinada para abastecer as gôndolas
do próprio estado da Bahia.
Além de mais sustentável e com menor risco de avarias e sinistro, a
cabotagem pode proporcionar uma economia nos custos logísticos de até
30%. Considerando apenas o frete para transportar um fardo de 30 kg de
arroz do Rio Grande do Sul para Salvador, os custos por via rodoviária
ficam em torno de R$ 7,50, e por cabotagem caem para R$ 6,40. Uma
diferença de quase 15%.
Outros Destaques – O Tecon Rio Grande tem
desenvolvido projetos para integrar a cabotagem a outros modais na
cadeia logística, com destaque para a ferrovia. Quase 5% dos produtos da
cabotagem utilizaram o modal ferroviário para chegar ao terminal neste
ano, enquanto no ano passado foram 3% do total. A intenção é consolidar
cada vez mais a competitividade da utilização das ferrovias.
Os principais destinos das cargas embarcadas por Rio Grande via
cabotagem foram Fortaleza (29%), Suape (28%), Salvador (16%), Manaus
(9%) e Pecém (5%).
Já em Salvador, a movimentação de fio de cobre ganhou destaque nas
operações de embarque. Desde o final de 2012, devido a esforços
conjuntos entre o terminal e armadores, foi possível viabilizar o
transporte do produto utilizando a cabotagem, retirando parte da carga
das rodovias. Como resultado, o segmento apresentou um aumento de 1000%
nas movimentações do 5M13 em relação ao ano passado.
O segmento de bebidas, que atingiu um crescimento de 20% no mesmo
período nos embarques, também promete registrar um incremento nos
próximos meses, principalmente por conta da formação de estoque para o
verão e maior concentração do volume que segue de Salvador para Manaus. O
Tecon abriu neste ano um braço comercial na capital do Amazonas
dedicada a desenvolver o modal na região.
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