sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cabotagem registra crescimento nos terminais operados pela Wilson Sons

Tecon Rio Grande e Tecon Salvador viram movimentação aumentar em mais de 20%

 Os esforços para o desenvolvimento da cabotagem nos terminais de contêineres operados pelo Grupo Wilson Sons se refletiram nos resultados operacionais dos cinco primeiros meses deste ano. De janeiro a maio de 2013, o volume de movimentação de contêineres cheios por cabotagem cresceu 22,9% no Tecon Rio Grande e 20,3% no Tecon Salvador, se comparado com o mesmo período de 2012.

Em ambos os Tecons, o arroz foi a principal carga movimentada pelo modal. No terminal de Rio Grande, o grão correspondeu por 78,8% de toda operação: foram 11.223 TEUs embarcados até o mês de maio, contra 8.769 TEUs no mesmo acumulado de 2012.

Em Salvador, que inaugurou recentemente um cais dedicado aos navios de cabotagem, a movimentação de arroz atingiu 3.000 TEUs entre janeiro e maio. A carga representa 26% de toda a operação de cabotagem de descarga do terminal, grande parte destinada para abastecer as gôndolas do próprio estado da Bahia.

Além de mais sustentável e com menor risco de avarias e sinistro, a cabotagem pode proporcionar uma economia nos custos logísticos de até 30%. Considerando apenas o frete para transportar um fardo de 30 kg de arroz do Rio Grande do Sul para Salvador, os custos por via rodoviária ficam em torno de R$ 7,50, e por cabotagem caem para R$ 6,40. Uma diferença de quase 15%.

Outros Destaques – O Tecon Rio Grande tem desenvolvido projetos para integrar a cabotagem a outros modais na cadeia logística, com destaque para a ferrovia. Quase 5% dos produtos da cabotagem utilizaram o modal ferroviário para chegar ao terminal neste ano, enquanto no ano passado foram 3% do total. A intenção é consolidar cada vez mais a competitividade da utilização das ferrovias.

Os principais destinos das cargas embarcadas por Rio Grande via cabotagem foram Fortaleza (29%), Suape (28%), Salvador (16%), Manaus (9%) e Pecém (5%).

Já em Salvador, a movimentação de fio de cobre ganhou destaque nas operações de embarque. Desde o final de 2012, devido a esforços conjuntos entre o terminal e armadores, foi possível viabilizar o transporte do produto utilizando a cabotagem, retirando parte da carga das rodovias. Como resultado, o segmento apresentou um aumento de 1000% nas movimentações do 5M13 em relação ao ano passado.

O segmento de bebidas, que atingiu um crescimento de 20% no mesmo período nos embarques, também promete registrar um incremento nos próximos meses, principalmente por conta da formação de estoque para o verão e maior concentração do volume que segue de Salvador para Manaus. O Tecon abriu neste ano um braço comercial na capital do Amazonas dedicada a desenvolver o modal na região.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário