Sistema de pesagem de contêiner desenvolvido pela empresa é tema da feira holandesa “TOC Container Supply Chain Europe”
Uma tecnologia inovadora adotada pela Santos Brasil será tema de
apresentação em um dos mais prestigiados seminários internacionais do
setor portuário em Roterdã, Holanda. Trata-se do sistema de pesagem de
contêineres por guindastes RTG (sigla em inglês de Rubber Tyre Gantry Crane),
desenvolvido pela companhia em 2009 e adotado posteriormente pelo
mercado devido aos ganhos em agilidade e eficiência que proporciona às
operações. O sistema de pesagem será um dos temas expostos na
feira holandesa TOC Container Supply Chain Europe, programada para a
última semana de junho, e que reúne profissionais e especialistas do
setor em todo o mundo.
O sistema foi totalmente projetado e produzido pela Santos Brasil em
parceria com fabricantes de equipamentos portuários, desde sua
idealização à adequação da técnica ao sistema de informação utilizado
nas operações da Companhia.
Antes do desenvolvimento dessa tecnologia, os contêineres importados
eram pesados em balanças rodoviárias, com o auxílio de carretas e
reboques, o que exigia tempo maior na locomoção das cargas,
comprometendo a agilidade nas operações.
“O desenvolvimento do sistema surgiu da necessidade de reduzirmos o
tempo nesse tipo de operação, o que de fato ocorreu: a implementação e a
automação são responsáveis pelo ganho de 8 e 9 movimentos por hora
(MPH) por navio”, explica o gerente de Manutenção de Equipamentos da
Santos Brasil, Nosor de Freitas Junior. De acordo com ele, a Santos
Brasil é reconhecida pela inovação na pesagem das caixas de metal que
chegam do exterior, assim como pelos ganhos conquistados no desempenho
de operações do tipo.
O Tecon Santos dispõe de um total de 15 guindastes RTGs com a mesma
tecnologia. Até outubro, mais 17 unidades desses equipamentos estarão
disponíveis.
A feira e conferência holandesa TOC Container Supply Chain, que
acontece este ano nos dias 25, 26 e 27 de junho, é considerada um ponto
de encontro global para os portos, terminais, linhas de navegação e
carregadores e os temas do seminário centram-se na colaboração dentro da
cadeia de suprimentos de operação de contêiner.
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