sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tecnologia desenvolvida pela Santos Brasil será apresentada em conferência internacional

Sistema de pesagem de contêiner desenvolvido pela empresa é tema da feira holandesa “TOC Container Supply Chain Europe”

 Uma tecnologia inovadora adotada pela Santos Brasil será tema de apresentação em um dos mais prestigiados seminários internacionais do setor portuário em Roterdã, Holanda. Trata-se do sistema de pesagem de contêineres por guindastes RTG (sigla em inglês de Rubber Tyre Gantry Crane), desenvolvido pela companhia em 2009 e adotado posteriormente pelo mercado devido aos ganhos em agilidade e eficiência que proporciona às operações. O sistema de pesagem será um dos temas expostos na feira holandesa TOC Container Supply Chain Europe, programada para a última semana de junho, e que reúne profissionais e especialistas do setor em todo o mundo.

O sistema foi totalmente projetado e produzido pela Santos Brasil em parceria com fabricantes de equipamentos portuários, desde sua idealização à adequação da técnica ao sistema de informação utilizado nas operações da Companhia.

Antes do desenvolvimento dessa tecnologia, os contêineres importados eram pesados em balanças rodoviárias, com o auxílio de carretas e reboques, o que exigia tempo maior na locomoção das cargas, comprometendo a agilidade nas operações.

“O desenvolvimento do sistema surgiu da necessidade de reduzirmos o tempo nesse tipo de operação, o que de fato ocorreu: a implementação e a automação são responsáveis pelo ganho de 8 e 9 movimentos por hora (MPH) por navio”, explica o gerente de Manutenção de Equipamentos da Santos Brasil, Nosor de Freitas Junior. De acordo com ele, a Santos Brasil é reconhecida pela inovação na pesagem das caixas de metal que chegam do exterior, assim como pelos ganhos conquistados no desempenho de operações do tipo.

O Tecon Santos dispõe de um total de 15 guindastes RTGs com a mesma tecnologia. Até outubro, mais 17 unidades desses equipamentos estarão disponíveis.

A feira e conferência holandesa TOC Container Supply Chain, que acontece este ano nos dias 25, 26 e 27 de junho, é considerada um ponto de encontro global para os portos, terminais, linhas de navegação e carregadores e os temas do seminário centram-se na colaboração dentro da cadeia de suprimentos de operação de contêiner. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário