quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Porque a logística existe e é tão importante no mundo cada vez mais globalizado?

Imagine um momento em que todos criam uma expectativa, principalmente quando se é criança, o natal. Este é o momento em que o comercio mais fatura, crianças querem presentes, sua namorada ou esposa não pode ser deixada de lado, você acaba comprando um presente para si mesmo, há sempre um amigo ou parente que você considera muito e quer presenteá-lo neste dia, sem contar irmã, sobrinho, prima ou primo, mãe, pai, tio ou tia, seu chefe dentre tantas outras opções.
Imagine que você queira comprar roupas, brinquedos, livros e componentes eletrônicos para os presenteados. Então você vai a um shopping e vê que os itens que você deseja compra estão em falta, então você procura outro lugar e este ainda continua em falta, você continua procurando e não consegue encontra-lo em local algum. Diante tão situação há duas escolhas. A menos provável é a espera até que o produto chegue às lojas de novo, isto pode demorar, horas, semanas, meses até anos, ou então você optar por comprar outro produto que esta disponível.
É certo que poucas pessoas esperam até que o produto volte às prateleiras, elas acabam comprando um produto da concorrente, este produto pode até não ser de conhecimento da pessoa, mas elas acabam comprando para teste.
A logística tem como função suprir ao máximo a demanda dos produtos. É ela que, juntamente com o marketing, do qual prevê e ajusta a demanda, que alocam estoques durante todo o processo gerando valor para estes estoques. Assim como a, tão famosa marca de refrigerante, a Coca-Cola, impõe, o seu refrigerante, visão do autor, até não ser o melhor refrigerante do mercado, porém, pela sua eficiente logística de distribuição e sua alinhada previsão de demanda, está distribuído em todos os lugares possíveis, desde grandes centros urbanos até pequenas cidades no interior, salve suas exceções.
A logística é apenas transporte? 
Não. Ela se estende muito mais do que isto. A logística é responsável pela integração entre os fornecedores de matéria prima, a fabricante do produto ou serviço e o cliente final. É através de métodos matemáticos que são realizados cálculos de quantidade material (estoques) em movimento, quanto de estoque deve estar em cada uma das etapas, até a quantidade que deve chegar ao cliente final, com o máximo de exatidão possível.
A logística já é pensada há muitos anos. Há relatos de o Império Romano, com a sua expansão territorial utilizar práticas de logística para alimentar os seus soldados. Eles enviavam agricultores anos antes para plantarem em determinada região a ser dominada, então, quando os soldados estivessem chegando a este lugar os alimentos já estavam sendo colhidos e prontos para serem preparados.
Hoje para as empresas se manterem no mercado e serem, cada vez mais, competitivas, pois estão disputando com produtos de empresas nacionais e internacionais, devem efetuar uma boa logística, uma boa gestão de processos e operações, caso contrário estas serão engolidas pelos concorrentes e deixarão de existir.
fonte: blog Maia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário