quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Boa tarde, estamos com um projeto interno na Logística Líder para compartilhar conhecimento através das nossas redes sociais. Toda semana vamos dividir com vocês artigos, noticias, frases, cases e textos enviados pelo Tíme da Líder!
Hoje é o Dia do Daniel Ponciano Consultor na Logística Líder compartilhar um tema para adquirimos mais conhecimentos, afinal conhecimento nunca é demais! Tenham uma boa tarde e espero que leiam semanalmente e gostem dos temas compartilhados.

Conhecendo um pouco mais o Supply chain

O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência. Os resultados que se esperam da utilização de sistemas que automatizem o SCM são: 
o   Reduzir custos,
o   Aumentar a eficiência; 
o   Ampliar os lucros; 
o   Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento; 
o   Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores; 
o   Desenvolver serviços de valor acrescentado que dão a uma empresa uma vantagem competitiva; 
o   Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo; 
Manter o menor estoque possível. 
Esses resultados são obtidos à medida que a gestão da cadeia de fornecimento simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem atendidos, e também, com a forma das matérias-primas serem adquiridas, e entregues, pelos processos de fabricação e distribuição. 
Concluindo, é fundamental que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos de soluções de gestão, automatizadas através da tecnologia de informação (Simchi-Levi, 2003), pois só assim será possível obter maior vantagem estratégica e competitiva. 
Um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, começa na avaliação dos gastos, no modelo atual de compras, na avaliação dos índices financeiros aplicados na renovação dos contratos por fornecedores e etc, não basta colocar um software de administração da cadeia, se não alterar o modelo de gerenciamento. A ideia do Supply Chain, é reduzir as atividades táticas, ampliando a ação estratégica. 
A área de suprimentos hoje, diferentemente de ontem, é responsável pelos resultados da empresa, a sinergia - ação dos órgãos simultaneamente, desenvolvida entre os departamentos fortalece a área que hoje, não só acompanha a aplicação dos contratos, mas como é responsável por todo o período de negociação. Os fornecedores nesse momento passam a ser parceiros no desenvolvimento de produtos, a quantidade de fornecedores é reduzida e o controle dos KPI´s acordados passam a ser melhor administrados, vis a vis, a possibilidade de relatórios emitidos pela ferramenta utilizada, com equalizações e demonstrativos de resultados.
O comprador definitivamente, abandona a fase de baixa ou nenhuma rastreabilidade e auditabilidade de seu processo de compras, passando a ter total visualização de todo o processo. 

Escrito por Daniel Ponciano
Consultor Técnico  -  Logística Líder

Nenhum comentário:

Postar um comentário