quinta-feira, 11 de setembro de 2014

LOGÍSTICA DENTRO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS

Conforme o excelente artigo publicado pela Especialista em Logística e Consultora Viviane Pimenta, a logística possui uma longa história desde os primórdios da civilização. Sua evolução é clara e consistente concomitante ao avanço das novas tecnologias e ao crescimento dos processos produtivos.
Atualmente a logística é um importante pilar para os processos produtivos. Através dela os processos podem ficar mais robustos e ágeis, oferecendo aos consumidores finais produtos e serviços mais confiáveis e com um menor espaço de tempo.
As empresas de hoje vem investindo fortemente em seus departamentos logísticos, por enxergarem sua importância e oportunidade de melhoria nos processos e redução de custos nas operações, entretanto, os custos logísticos dentro das organizações ainda são elevados.  Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística os custos logísticos nas empresas brasileiras representam 19% do faturamento das empresas. É bem verdade que a logística é um grande aliado dos processos, porém, ela precisa ser bem elaborada e ser calçada por métodos e procedimentos consistentes.
A logística é uma ótima saída para aumentar a competitividade das empresas se bem trabalhada. Atuando nos processos com olhar crítico, implantando práticas com foco na redução da movimentação, melhor utilização do espaço físico, ordenação dos fluxos de movimentação e redução nos estoques os resultados com redução dos custos logísticos serão significativos para a empresa, possibilitando assim maior flexibilidade para formação do preço de venda dos produtos e assim aumentando a competitividade.
No Brasil temos ótimos modelos logísticos, que funcionam bem e trazem resultados fantásticos para as empresas e clientes, então podemos estuda-los e implantá-los à nossa realidade.
Fonte: Associação Brasileira de Movimentação e Logística
Bruno Sérgio de Souza
Gestor de Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Processos e MBA em Administração de Projetos – Consultor de Processos e Projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário