quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Entendendo melhor a logística reversa:

Já ouviu falar em logística reversa? Para saber mais a respeito do conceito, é necessário conhecer o fator responsável pelo seu surgimento e desenvolvimento: a conscientização ambiental. A preocupação crescente com a sustentabilidade, que se refere por exemplo à reciclagem e reutilização de materiais, a deposição de resíduos, a refabricação de produtos e a redução do consumo, proporciona o progresso desta área da logística e a torna um diferencial competitivo para as organizações.
No processo de logística reversa, a comercialização de um produto não se encerra na sua entrega ao cliente – o momento do consumo, pelo contrário, é seu ponto de partida, formando assim um ciclo.
Quer entender mais sobre este conceito que pode fazer a diferença na sua empresa? Confira!

Afinal, o que é logística reversa?

Estudiosos da área definem a logística reversa como o processo de planejamento, implementação e controle de um modo eficiente e eficaz:

·       Do retorno e da recuperação de produtos;
·       Da redução do consumo de matérias-primas;
·       Da reciclagem, substituição e reutilização de materiais;
·       Da dispensa de resíduos;
·       Da reparação e refabricação de produtos.

Neste sentido, a ideia é fazer com que produtos, embalagens e materiais que seriam descartados retornem ao processo de produção, evitando uma nova utilização de recursos naturais e um consumo em excesso indevido. Esta consciência sustentável já é aplicada em novos modelos de produção. Há empresas que adotam um tamanho menor em suas embalagens – sem afetar o conteúdo – para que gerem menos lixo. Outras pensam a montagem de seus equipamentos a partir da facilidade da desmontagem, com o intuito de reciclá-los; fora as que já inserem materiais reciclados na confecção de novos produtos.  Além do refinamento da imagem da empresa, devido à sua preocupação ambiental, esta vertente da logística também proporciona um melhor potencial econômico: o que é considerado lixo hoje, se bem empregado, pode valer dinheiro amanhã.

A logística reversa e as compras online

Além da preocupação com uso consciente de recursos naturais, há um outro fator que está diretamente relacionado com o desenvolvimento da logística inversa: as compras online. É isso mesmo! Derivada da ausência de contato físico com o que se deseja comprar, a gestão de devoluções em compras online acelerou o sistema de logística reversa. Quando o produto adquirido de uma loja virtual não corresponde às expectativas dos clientes que efetuaram o pedido e é devolvido a uma loja virtual, a logística reversa se responsabiliza pela ação. A maioria dos sistemas deste tipo de logística, inclusive, entra em cena quando o recurso das devoluções é oferecido. As empresas que disponibilizam este serviço, por sua vez, incrementam a qualidade do seu pós-venda. Desta forma, é possível ir de encontro à satisfação do consumidor e, em consequência, fidelizá-lo.
Um opção consciente
O sistema de logística reversa, em suma, ilustra um processo de revalorização sustentável, seguindo os seguintes passos:
·       Coleta;
·       Seleção;
·       Expedição;
·       Retorno ao ciclo de produção;
·       Reprocessamento / Revenda / Reciclagem.
Partindo do princípio básico da minimização dos impactos ambientais através da reutilização de materiais, esta logística revela um modelo de comercialização consciente, que não se encerra na entrega do produto ao consumidor.
Independente da legislação vigente (com obrigação imposta pelo fabricante ou não deste tipo de logística), empresas que adotarem tais processos estarão melhor preparadas para a concorrência em tempos de consumo consciente e matéria-prima escassa.

Texto enviado pelo Daniel Ponciano

Fonte: Site FGL.

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