Entendendo
melhor a logística reversa:
Já ouviu falar em logística reversa?
Para saber mais a respeito do conceito, é necessário conhecer o fator
responsável pelo seu surgimento e desenvolvimento: a conscientização ambiental.
A preocupação crescente com a sustentabilidade, que se refere por exemplo à
reciclagem e reutilização de materiais, a deposição de resíduos, a refabricação
de produtos e a redução do consumo, proporciona o progresso desta área da
logística e a torna um diferencial competitivo para as organizações.
No processo de logística reversa, a
comercialização de um produto não se encerra na sua entrega ao cliente – o
momento do consumo, pelo contrário, é seu ponto de partida, formando assim um
ciclo.
Quer entender mais sobre este conceito que pode fazer a diferença na sua empresa? Confira!
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Afinal, o que é logística reversa?
Estudiosos da área definem a
logística reversa como o processo de planejamento, implementação e controle de
um modo eficiente e eficaz:
·
Do retorno e da recuperação de produtos;
·
Da redução do consumo de
matérias-primas;
·
Da reciclagem, substituição e
reutilização de materiais;
·
Da dispensa de resíduos;
·
Da reparação e refabricação de
produtos.
Neste sentido, a ideia é fazer com
que produtos, embalagens e materiais que seriam descartados retornem ao
processo de produção, evitando uma nova utilização de recursos naturais e um
consumo em excesso indevido. Esta consciência sustentável já é aplicada em
novos modelos de produção. Há empresas que adotam um tamanho menor em suas embalagens
– sem afetar o conteúdo – para que gerem menos lixo. Outras pensam a montagem
de seus equipamentos a partir da facilidade da desmontagem, com o intuito de
reciclá-los; fora as que já inserem materiais reciclados na confecção de novos
produtos. Além do refinamento da imagem da empresa, devido à sua
preocupação ambiental, esta vertente da logística também proporciona um melhor
potencial econômico: o que é considerado lixo hoje, se bem empregado, pode
valer dinheiro amanhã.
A logística reversa e as compras online
Além da preocupação com uso
consciente de recursos naturais, há um outro fator que está diretamente
relacionado com o desenvolvimento da logística inversa: as compras online. É
isso mesmo! Derivada da ausência de contato físico com o que se deseja comprar,
a gestão de devoluções em compras online acelerou o sistema de logística
reversa. Quando o produto adquirido de uma loja virtual não corresponde às
expectativas dos clientes que efetuaram o pedido e é devolvido a uma loja
virtual, a logística reversa se responsabiliza pela ação. A maioria dos
sistemas deste tipo de logística, inclusive, entra em cena quando o recurso das
devoluções é oferecido. As empresas que disponibilizam este serviço, por sua
vez, incrementam a qualidade do seu pós-venda. Desta forma, é possível ir de
encontro à satisfação do consumidor e, em consequência, fidelizá-lo.
Um opção consciente
Um opção consciente
O sistema de logística reversa, em
suma, ilustra um processo de revalorização sustentável, seguindo os seguintes
passos:
·
Coleta;
·
Seleção;
·
Expedição;
·
Retorno ao ciclo de produção;
·
Reprocessamento / Revenda /
Reciclagem.
Partindo do princípio básico da
minimização dos impactos ambientais através da reutilização de materiais, esta
logística revela um modelo de comercialização consciente, que não se encerra na
entrega do produto ao consumidor.
Independente da legislação vigente
(com obrigação imposta pelo fabricante ou não deste tipo de logística),
empresas que adotarem tais processos estarão melhor preparadas para a
concorrência em tempos de consumo consciente e matéria-prima escassa.
Texto enviado pelo Daniel Ponciano
Fonte: Site FGL.
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