segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS! E HOJE VAMOS COMPARTILHAR COM VOCÊS MAIS UM TEMA MUITO INTERESSANTE!! ESPERO QUE GOSTEM!!
A GESTÃO E O PLANEJAMENTO DE INVENTÁRIOS

Dentro do processo Logístico temos uma série de ações que proporcionam maior controle e assertividade na tomada de decisão, uma dessas ações é a execução de inventários.
Definido como relação descritiva de insumos, matérias primas e produto acabado, o inventário deve obrigatoriamente ser realizado pelo menos uma vez ao ano para apontamento de seus dados na DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) da empresa, entretanto é necessário também, o controle e a manutenção periódica do estoque, este controle deve ser feito com a realização de inventários cíclicos ou inventários parciais, este método de inventário implica na contagem parcial dos itens, de acordo com o grau de criticidade do item, para a definição dos itens neste modelo de inventário deve-se usar como apoio a importante ferramenta de classificação de itens, a curva ABC.
O inventário é uma das ações mais importantes para o controle do estoque, assertividade em compras e garantia de fluxo do processo produtivo. Através de seu resultado, várias ações e decisões podem ser tomadas de maneira mais assertiva e fundamentada, além disso, o inventário é funciona como um termômetro para o monitoramento dos custos da logística interna.
Para se realizar um bom inventário é necessário planejamento. O planejamento deve ser composto por realização de reuniões dos envolvidos para elaboração do plano, análise e organização do Layout, análise e organização dos materiais estocados, análise e identificação das áreas de estocagem, análise e identificação dos materiais, criação de procedimento padrão para a realização da contagem, treinamento da equipe quanto ao procedimento padrão, criação de formulário padrão para realização da contagem, criação de identificação para materiais contados, organização da estrutura de pessoal para apuração do resultado e estimativa de tempo de duração para todas as etapas.
Inventário bem sucedido é aquele que é bem programado, portanto é imprescindível investir o tempo necessário durante o planejamento e detalhamento das ações para evitar gargalos gap’s durante o inventário. O planejamento é a chave para o sucesso do inventário.


Enviado por: Bruno Sérgio de Souza
Gestor de Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Processos e MBA em Administração de Projetos – Consultor de Produção e Logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário