sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PLANEJAR NA HORA DE REALIZAR O INVENTÁRIO, AJUDA??
Chegando ao final do ano contábil, e logo vem o “temor” de mais um inventário geral para ajustar a casa.
Mas não deveria ser assim, inventário é algo que deve ser rotina nas empresas. Trabalhado dia a dia nas rotinas, nos treinamentos internos para as equipes e seu resultado deve ser previsível e positivo.
Mas o que vemos no mercado e nas empresas ainda, é a grande dificuldade dos profissionais de colocar em prática seus conhecimentos, muitas vezes devido as enormes quantidades de atividades diárias que lhes tiram o foco do é mais importante “controlar os estoques”. Estoques estes que são o verdadeiro “banco” das empresas.
“Banco” porque os estoques são nada mais do que dinheiro parado, gerador de custos a todo o momento para sua manutenção e controle.
Por isso controlar e inventariar nossos estoques é, e deve ser rotina básica e diária em nossos armazéns, seja ele, pequeno, médio ou grande.
E para se obter um inventário produtivo, confiável e menos cansativo para os executores devemos planejar. Planejar todas as atividades que fazem parte deste inventário, antes, durante e depois da sua realização.
Devemos planejar quem participará das atividades do inventário, treinar estas pessoas, compartilhar em reuniões com setores e pessoas que possuem grande interface com o setor, organizar ou validar a organização do ambiente e identificação do material.
Tudo isso nos leva a confiabilidade dos números, e a resultados reais a serem trabalhados e/ou tratados na rotina posterior ao inventário.
Fiquem atentos, Inventariar Estoques é 80% Planejamento e 20% Execução.
E mãos a obra, equipe de sucesso!
Escrito por: Profa. Viviane Pimenta

Diretora Geral e Consultora da LOGISTICA LÍDER CONSULTORIA E TREINAMENTO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário