quarta-feira, 14 de janeiro de 2015


GERENCIAMENTO DE PROJETOS                           ALIADO ÀS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
De acordo com o Guia PMBOK editado pelo PMI, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço único ou resultado exclusivo. Sua natureza temporária indica um início e término definidos (PMI, 2008).
Gerenciamento de Projetos é uma área de atuação que vem ganhando força e reconhecimento nos últimos anos. Um dos principais difusores do gerenciamento de projetos é o PMI (Project Management Institute), tendo como ações para a difusão do conhecimento em gerenciamento de projetos as certificações profissionais para gerência de projetos e a publicação de padrões globais de gerenciamento de projetos, programas e portfólios, sendo a mais popular delas o guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge). O gerenciamento de projetos é a aplicação dos conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. [PMI 2008, p 6]. Os conceitos e técnicas de gerenciamento de projetos podem ser aplicados em projetos dos mais variados seguimentos e no ramo logístico não é diferente.
A área logística é um departamento que sofre constantes mudanças na busca pela redução dos custos, aumento da eficiência, aumento da competitividade e melhoria na qualidade dos serviços. Essa necessidade de mudança, objetivando a melhoria dos processos vem aproximando a cada dia os conceitos de gerenciamento de projetos e as operações logísticas. É notório que, com o uso das técnicas de gerenciamento de projetos a evolução dos processos logísticos é mais assertiva e eficaz. Isso se deve a inúmeros fatores e análises impulsionadas pelas técnicas de gerenciamento de projetos, como exemplo cita-se a análise dos Stakeholders, que são indivíduos ou organizações envolvidos ativamente no projeto, cujo resultado pode afetar seus interesses de forma positiva ou negativa, bem como influenciar o projeto de maneira negativa ou positiva. Outro ponto não menos importante são os conceitos de gestão de riscos, que inferem mais segurança no planejamento dos projetos. Essa ferramenta evidencia, mede e define quais são os riscos e principalmente se os custos dos mesmos serão aceitáveis ou não para o projeto, além de é claro, promover um plano de contigência para caso o risco ocorra em qualquer uma das fases do projeto, seja ela prazo, orçamento, qualidade, recursos e comunicação.
A logística é extremamente importante para o crescimento de uma economia por estar diretamente ligada aos processos produtivos e ao escoamento dos produtos. Analisando o Brasil percebe-se uma grande necessidade evolutiva no âmbito logístico, pois, os custos ainda são elevados. Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística os custos logísticos nas empresas brasileiras representam 19% de seu faturamento, esse aspecto enfatiza a necessidade de criação de projetos para melhoria das operações logísticas bem como a redução dos custos nas operações. Contudo pode-se notar que a evolução das operações logísticas deve-se atrelar cada dia mais aos conceitos e técnicas de gerenciamento de projetos, no intuito de serem mais efetivas.

Fonte: Guia PMBOK 4ª Edição, (PMI 2008); Gestão de Projetos Brasil 2ª Edição, 2013; Associação Brasileira de Movimentação e Logística.
Por: Bruno Sérgio de Souza

Gestor de Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Processos e MBA em Administração de Projetos – Consultor de Produção e Logística

Nenhum comentário:

Postar um comentário