Com tecnologia, empresa obteve 57% de crescimento no volume de cargas processadas, sem novas contratações
A TNT, uma das líderes mundiais em serviços de entrega expressa, tem investido em tecnologia aplicada em transportes como labelling (etiquetagem com código de barras), scanning (conferência eletrônica de cargas) e sorters (equipamento de separação automatizada de cargas) em
sua operação doméstica brasileira. Uma das apostas da empresa é ter
100% dos volumes verificados por scanners em suas filiais. Atualmente,
os terminais de São Paulo, Campinas e Porto Alegre, além de diversas
outras unidades, já atingiram essa meta e têm as cargas conferidas
eletronicamente.
“Tecnologia é um tema estratégico para a TNT e buscamos
constantemente inovar e investir nesta área”, comenta Fabiano Fração,
diretor de tecnologia da TNT Brasil. Para isso, a companhia investiu em
dois terminais altamente automatizados. Com um pouco mais de um ano de
operação, os sorters da TNT, como são conhecidos, instalados em
São Paulo e Campinas, já apresentam um aumento de 57% no volume de
cargas processadas com o mesmo número de profissionais. Além disso, são
movimentados quase cinco mil volumes por hora, número pelo menos duas
vezes maior que o realizado antes da implementação.
“O processo de descarga e separação de carga hoje dura em média 40
minutos nesses terminais. Essa atividade chegava a levar até oito horas
em alguns casos. Nossa expectativa inicial foi atingida: conseguimos
reduzir drasticamente o tempo do processo e, consequentemente, o tempo
de trânsito oferecido ao cliente, demonstrando muita agilidade e
confiabilidade para o mercado”, destaca Fração.
O projeto de implantação dos sorters começou com um estudo
realizado em 2009 e a operação foi iniciada no primeiro trimestre de
2011. Em paralelo, a TNT também investiu em tecnologias aplicadas como
etiquetas de códigos de barras lidas por scanners de alta-performance,
esteiras semi-automatizadas e balanças automáticas como parte da
estratégia de investimentos em tecnologia.
Para a implementação destas tecnologias foram treinados mais de 3500
colaboradores. “Só tivemos benefícios com os investimentos em automação:
reduzimos a chance de extravio com o escaneamento, aumentamos a
rastreabilidade das remessas, tivemos aumento de produtividade e melhora
nos prazos de entrega e redução da necessidade de contratação de
terceiros em períodos de pico”, afirma o executivo.
“Atualmente, temos um sistema próprio informatizado que viabiliza
100% da informação da empresa online, e sabemos que isso é um grande
diferencial competitivo”, conclui.
Fonte: MundoLogística
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