segunda-feira, 27 de maio de 2013

NDDCargo agora permite antecipação de recebimento de frete pelas transportadoras

Sistema integrado aos eventos da NF-e permite o recebimento instantâneo do comprovante (canhoto eletrônico)


A NDDigital lançou uma nova funcionalidade no nddCargo (solução de pagamento de frete eletrônico), que permite que as transportadoras saibam, em tempo real, o status de entrega de uma mercadoria por recebimento instantâneo do canhoto eletrônico. “Com o uso da tecnologia, de forma simples e eficaz, as transportadoras conseguem antecipar o recebimento do frete, além de poder utilizar esses dados para análises relacionadas às entregas, como o horário, por exemplo”, explica Anderson Locatelli, diretor de mercado da NDDigital. Além disso, em casos onde a confirmação de recebimento ainda não esteja disponível ou o embarcador não a aceite como quitação do frete, ainda é possível digitalizar o canhoto em papel e instantaneamente tê-lo visível na transportadora ou ao embarcador. Isso é possível porquê os postos credenciados à solução possuem um scanner para digitalização, além de outros serviços como a recarga do Visa Vale Pedágio, evitando que o caminhoneiro precise ir até uma unidade para poder iniciar a viagem.

Locatelli acrescenta que a NDDigital dá um passo à frente antecipando as futuras necessidades de modernização das operações de pagamento. Para ele, a empresa abre novos horizontes para o transporte de cargas no país, uma vez que oferece ao mercado a possibilidade de automatizar todo o processo de emissão de documentos, eliminando, inclusive, a necessidade de assinatura em papel, por meio da tecnologia utilizada de acordo com as normas estabelecidas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Neste contexto, o sistema oferecido pela empresa confere mais agilidade na confirmação de entrega de mercadorias e da identificação de divergências de tais entregas, além da antecipação do recebimento por parte da transportadora. Na outra ponta, o maior ganho é na redução de custos, com a integração do processo de contratação de frete e recepção da NF-e.

Funcionamento - Com a eliminação da assinatura manual do destinatário no canhoto do Documento Auxiliar da NF-e (Danfe), que prova o recebimento da mercadoria, por meio da integração do sistema nddCargo com os eventos da NF-e, a assinatura do DANFE passa a ser eletrônica e fica disponível em tempo real. Desta forma, a transportadora tem a garantia de entrega da mercadoria pelo recebimento instantâneo do canhoto eletrônico e, com isso, consegue comprovar a entrega ao embarcador e antecipar o recebimento do frete.

Mais exatidão, controle e transparência - Outros resultados gerados com a solução: recebimento da situação atual de cada documento, atualizando o status da operação de transporte, que é automaticamente quando todas as NF-es receberem o evento de “Confirmação da operação” e estejam com suas entregas dentro do prazo.

Com a operação encerrada pelo sistema, é possível antecipar o recebimento do frete por parte da transportadora e, ainda, possibilita a automatização do processo de quitação do frete para o TAC (transportador autônomo de carga), realizando o pagamento do saldo.

Em caso de divergência na emissão dos documentos eletrônicos, a solução notifica os envolvidos, o que vale para casos como recusa da mercadoria (evento de operação não realizada ou desconhecimento da operação), além de documentos sem eventos registrados, porém com prazo de entrega vencido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário